Juros do cartão de crédito voltam a subir e atingem 421% ao ano

A taxa média de juros do Brasil para operações realizadas com recursos livres foi de 40,5% ao ano em março, uma alta de 0,2 ponto percentual em relação a fevereiro

Avalie a matéria:
Teto de 100% para rotativo do cartão | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os juros médios cobrados no rotativo do cartão de crédito para pessoas físicas atingiram 421,3% ao ano em março de 2024, conforme o relatório Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (3). Essa taxa é a mais alta desde dezembro de 2023, quando era de 442,1% ao ano.

COMO FUNCIONA? O rotativo do cartão de crédito é acionado quando o consumidor não paga o valor total da fatura na data de vencimento, e é conhecido por ser a modalidade de crédito com os juros mais altos do país. O Conselho Monetário Nacional decidiu em dezembro que os juros do rotativo não podem superar 100% do valor da dívida.

“EFEITO BOLA DE NEVE”: Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destacou que as principais instituições financeiras brasileiras estão cobrando taxas entre 26,03% e 53,97% do valor original da dívida para a maioria das operações, de acordo com a nova regra. A entidade afirmou que, ao longo dos próximos meses, a nova tabela mostrará que o teto de 100% nos juros do rotativo do cartão de crédito evitará o chamado "efeito bola de neve".

TAXA MÉDIA: A taxa média de juros do Brasil para operações realizadas com recursos livres foi de 40,5% ao ano em março, uma alta de 0,2 ponto percentual em relação a fevereiro. Já para pessoas físicas, a taxa média foi de 53,4%, com um aumento de 0,8 ponto percentual em um mês.

Foto: Reprodução/Poder360

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES